News

Café foi notificado pelo Starbucks e precisou mudar o nome

Café foi notificado pelo Starbucks e precisou mudar o nome Foto por GMC Online Café foi notificado pelo Starbucks e precisou mudar o nome Foto por GMC Online Café foi notificado pelo Starbucks e preci - 23/08/2021
Um café sobre rodas de Maringá foi notificado pela empresa norte-americana Starbucks Coffee, que possui a maior cadeia de cafeterias do mundo.

Um coffee truck (café sobre rodas) de Maringá foi notificado pela empresa norte-americana Starbucks Coffee, que possui a maior cadeia de cafeterias do mundo. O então ?Starkombis Koffee? recebeu a notificação por uso indevido de marca em agosto do ano passado, dois meses após a inauguração, e precisou trocar de nome e identidade visual.

Na notificação, a multinacional comparou, com imagens, a semelhança entre as marcas, e ressaltou: ?Foi com enorme surpresa que a notificante (Starbucks) tomou conhecimento de que V.Sa. vem utilizando logotipo praticamente idêntico ao seu para comercializar café sob a marca STARKOMBIS KOFFEE. E como se não bastasse a utilização do logotipo acima, a notificante verificou que V.Sa. requereu o registro da referida marca junto ao INPI em 30/05/2020?. Caso não houvesse alteração, o Starbucks informou que adotaria medidas judiciais.

Após receber o documento, o proprietário do café, Cláudio Martins Carneiro, 35 anos, iniciou imediatamente o processo de mudança da marca. ?Fui notificado por e-mail e o advogado me ligou informando que eu teria que desistir de usar o nome e a identidade. Tive que tirar todos os adesivos da kombi e todas os post do Instagram, Facebook e Pinterest, além de mudar toda a comunicação de cartão, folder, e-mails e uniformes?, relatou em entrevista ao GMC Online.

?A ideia de ?coffee truck? já existe no mundo todo. Meu mentor é o Batista Alex, dono do primeiro coffee truck do Brasil, em São Paulo. A ideia de abrir um surgiu no início da pandemia: eu precisava ter uma opção caso não conseguisse me recolocar no mercado de trabalho. Como sou apaixonado por café e o primeiro carro do meu pai e da família foi uma kombi, uni as duas coisas e montei o coffee truck?, relata o empresário.
Devido à uma parceria com a Igreja Quadrangular Vida Nova, o The KombiStar Coffee está provisoriamente com o nome ?Young Coffee?. A kombi também está de outra cor. Mas, em breve, a empresa retomará sua identidade.

?Minha ideia é participar de eventos, como casamentos, formaturas, lançamentos de empreendimentos, empresas do varejo, feiras e outros. Como os eventos não estão acontecendo por conta da pandemia, o pastor Jaquenilson, da Igreja Quadrangular Vida Nova, da qual sou membro, sugeriu uma parceira. Então desde dezembro do ano passado meu coffee truck fica estacionado na recepção da igreja e está dando super certo. Estamos funcionando nos horários de cultos e esporadicamente em horário comercial. Com o avanço da vacinação, logo estaremos aparecendo nos eventos cidade afora e o nome ?TKS Coffee? retorna?, frisa Cláudio Martins Carneiro.

Fonte: https://tnonline.uol.com.br/noticias/parana/cafe-foi-notificado-pelo-starbucks-e-precisou-mudar-o-nome-545323?d=1
Telefone: +55 (19) 3295-6655 / Fax: +55 (19) 3295-6527
Av. Cláudio Celestino T. Soares, 470 • CEP 13100-015 • Campinas / São Paulo • Brasil
> Mapa de Localização